FAQ

Onde se realizam as missões feitas pelos voluntários da Associação Equipa d’África?

Actualmente a Associação Equipa d’África desenvolve projectos em Moçambique, na Ilha do Príncipe e em Portugal.

Quem constitui a Equipa d’África?

Jovens entre os 18 e 30 anos, que participam na formação anual de preparação para missão e nos projectos que se realizam em Portugal, Moçambique e Príncipe.

Quanto tempo ficam os voluntários em missão?

A duração dos projectos em Moçambique e no Príncipe é de 1 mês e meio a dois meses estando no entanto sujeita à disponibilidade das comunidades missionárias que nos acolhem, enquanto em Portugal, o projecto dura entre 2 semanas a 1 mês .

Para além dos projectos de curta duração, a Equipa d’África recomeçou em 2010 os projectos de Longa Duração em Moçambique, sendo 1 ano o período de permanência do voluntário.

Quando se realizam as missões em Moçambique, no Príncipe e Portugal?

Os projectos de curta duração são realizados no tempo das férias dos voluntários, normalmente com partida na primeira semana de Agosto, e regresso em Setembro/Outubro, consoante o tempo de duração dos projectos.

Os projectos de longa duração iniciam-se, normalmente, em Janeiro, e terminam ao fim de um ano.

Como funciona a logística dos projectos?

Os voluntários são repartidos pelas várias comunidades de Moçambique, Príncipe e Portugal em grupos de 4 a 5 pessoas e pelas Paróquias/Instituições que nos acolhem. Cada grupo funciona de forma independente ao longo dos projectos, sendo o trabalho ajustado às necessidades de cada local.

O trabalho é realizado durante toda a semana, excepto num fim-de-semana, no qual se realiza um retiro espiritual e/ou de balanço.

Como vivem os voluntários durante o tempo de missão?

Alojamento e Alimentação – Habitualmente, o alojamento e alimentação são da responsabilidade das equipas missionárias que nos acolhem nos locais de missão. Para assegurar a estadia e alimentação e não causar encargos adicionais, a Equipa d’África contribui para cobrir totalmente as despesas do grupo.

Cuidados Médicos - Todos os grupos levam caixas de medicamentos (donativos de empresas farmacêuticas) para usufruto dos participantes, sendo a listagem e posologia feitas por um médico. No final de cada projecto, os medicamentos são entregues nos hospitais e centros de saúde locais.

Seguros - Os voluntários têm seguros que cobrem eventuais acidentes que possam surgir durante o tempo de missão e todo o tempo do ano de formação.

Como posso fazer parte da Associação?

Para integrar a Associação Equipa d’África, é necessário participar na preparação. Esta consiste em reuniões de tema alternadas com reuniões de oração, juntamente com diversos fins-de-semana de trabalho realizados em instituições, Bairros Sociais, etc.

Para mais informação contactar: voluntariado@equipadafrica.com

Eu não sou católico, posso fazer parte da Equipa d’África na mesma?

Sim. Não ser católico não é um factor impeditivo de fazer parte da Equipa d'África. Como nascemos de um grupo de cariz católico, mantemos este carisma e apenas pedimos aos voluntários respeito, quer por todos os voluntários que são católicos quer pelos momentos de oração que fazem parte da formação.

Como posso ser Amigo da Equipa d’África?

Apenas necessita de preencher o formulário e depois de receber os códigos a serem enviados por e-mail, telefone ou correio dirige-se até a uma Caixa Multibanco ou através da Internet, autoriza o Débito Directo. Só tem que autorizar da primeira vez, sendo o Débito nos outros meses feito de forma automática.

Posso cancelar o Amigo Equipa d’África?

Caso queira cancelar o Amigo Equipa d’África pode fazê-lo através do Banco, no entanto, agradecemos que nos envie um e-mail a informar dessa alteração.

Posso alterar o montante do Amigo Equipa d’África?

Quando quiser alterar o montante do Amigo, basta enviar um e-mail para a Equipa d’África e nós procederemos à alteração.

Para que servem os donativos?

Os donativos servem para a Equipa d’África concretizar os diferentes projectos em Portugal, Moçambique e Príncipe, apoiando as missões, bem como as actividades e desenvolvimento da população local. A Associação Equipa d’África fica responsável por cobrir os custos de qualquer voluntário que parta em missão, sendo por isso o seu donativo uma importante forma para ajudar na realização dos projectos.